segunda-feira, 23 de maio de 2011

Iporanga Forma Monitores Culturais na Semana Nacional dos Museus

Iporanga comemorou a Semana Nacional de Museus - 16 a 22 de maio, promovido pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus com o Projeto de formação de Monitores Culturais.
O Projeto teve como objetivo resgatar a história de Iporanga, estimulando os jovens a valorizar o patrimônio local como um bem para o desenvolvimento socioeconômico da população e apropriação da própria historia através da capacitação de monitores aptos a planejar e efetivar, um ou mais roteiros culturais no Centro Histórico de Iporanga.
A proposta também abrangeu a idéia de realizar a primeira etapa de um inventário municipal de referências culturais.
Foram onze jovens de Iporanga que, além de realizarem visitas técnicas nas ruínas do antigo povoado Iporanguense (Arraial de Santo Antonio) e na comunidade remanescente de quilombos de Pilões, participaram de aulas sobre a Importância da Construção Coletiva da Cultura e Diversidade cultural, Vestígios pré-históricos e Arqueologia, Festas Tradicionais, Ciclos da História do Brasil e de Iporanga, Patrimônio Cultural e Formas de Preservação (IPHAN E CONDEPHAAT), Comunidades Descendentes de Quilombos, Roteiros Turísticos, Ética e Postura do Monitor.
A próxima etapa do projeto serão oficinas de segmentação abordando diversas temáticas relacionadas a cultura, patrimônio, história e monitoria cultural. Iporanga só teve a ganhar, além de sensibilizar a população da importância do valor da própria história e da preservação patrimonial, a formatação de novos roteiros culturais possibilitará a melhoria da oferta de produtos turísticos valorizando o município.
No fechamento do curso Iporanga teve o prazer em receber o Grupo Cultural Batucajé, que mais uma vez não deixou a desejar com belíssimas canções sobre a história do Vale do Ribeira.
O curso foi uma realização da AMAIR - Associação de Monitores Ambientais de Iporanga e Região, com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Iporanga, Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Iporanga, Câmara Municipal, Escola Estadual Nascimento Sátiro da Silva, Naturaleza - Assessoria e Consultoria Ambiental, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Casarão - Gastronomia e Arte, ONG Conceitos de Rua e Grupo Cultural Batucajé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário