terça-feira, 31 de agosto de 2010

Capacitação para Agentes Municipais de Turismo


O Curso de Capacitação de Agentes Municipais é uma das ações do Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica no Estado de São Paulo, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
A proposta do curso é ajudar gestores de turismo a implementar ações para o desenvolvimento do turismo, a partir de conceitos de temas abordados, como Planejamento Estratégico e Elaboração de Projetos. Além disto, os participantes irão trabalhar em atividades para que possam desenvolver práticas de gestão, propostas de desenvolvimento e formas de ordenação da atividade turística local, levando em conta as vocações e características de cada município.

Além de Iporanga, que está participando através do Departamento de Turismo e Meio Ambiente, estão envolvidos os municípios de Apiai, Barra do Turvo, Cajati, Cananeia, Capão Bonito, Eldorado, Guapiara, Ilhabela, Ilha Comprida, Iguape, Iporanga, Pariquera-Açú, Ribeirão Grande, São Miguel Arcanjo, Sete Barras, Tapirai, e ainda representantes das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e do Planejamento e outros convidados.
O curso já teve aula inicial na Comunidade de Ivaporunduva e ainda terá mais três módulos divididos em Intervales, Núcleo Ouro Grosso e Ilha Bela.
Mais informações em http://ecoturmatatlantica.wordpress.com/

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Iporanga no Peru – Excelência em Turismo

O Projeto Excelência em Turismo – Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais foi idealizado em 2005, tendo como objetivo proporcionar a diversificação da oferta turística a partir dos segmentos turísticos. O projeto é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, do Ministério do Turismo por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo e da EMBRATUR, tendo como entidade executora a Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV.
O objetivo do Projeto Excelência em Turismo é proporcionar aos destinos turísticos brasileiros possibilidades para o incremento na qualidade da oferta e a melhoria nas práticas da operação. A realização de viagens técnicas para as observações de experiências que representam boas práticas é uma forma alternativa de encorajar os atores de destinos turísticos a implementarem significativas inovações em sua maneira de atuar, visando elevar a qualidade dos serviços prestados.
O município de Iporanga foi representado pelo empresário local Vandir de Andrade Junior, da Pousada da Diva, que junto a outros empresários brasileiros realizaram visitas técnicas nas cidade de Puerto Maldonado, região conhecida como Selva Amazônica Peruana, na Reserva de Tambopata, reconhecida como capital mundial da biodiversidade e na capital do Peru, Lima, onde houveram reuniões com representantes do Ministério do Turismo, com a Comissão para a Promoção e Exportação do Peru (Prom Peru) e com empresários do Inkaterra e Rainforest Expedition.
A técnica utilizada para a observação e o aprendizado com o exemplo das boas e melhores práticas é a de Benchmarking, que permite a vivência in loco das práticas de referência almejadas através de um ciclo que abrange essencialmente cinco etapas: observação, assimilação, comparação, adequação e implementação. O Peru é uma excelente referência para o Benchmarking, pois o país é referência mundial em turismo de selva e de base comunitária.
O grupo conheceu a experiência da “Rainforest Expeditions”, iniciativa pioneira, mundialmente conhecida e precursora do turismo de selva e de base comunitária. Em um de seus alojamentos, a “Posada Amazonas”, dentro da comunidade nativa de Infierno, foi firmado, em 1996, um acordo que garante por 20 anos a transferência de 60% do lucro da empresa para a comunidade local, como forma alternativa de desenvolvimento econômico sustentável. Em resumo, é como se alguma das nossas comunidades quilombolas administrasse um hotel 5 estrelas em meio à Mata Atlântica. Também tiveram a oportunidade de conhecer um hotel de selva (InkaTerra), premiado como um dos melhores hotéis de selva do mundo.
Qualquer empresa ou entidade atuante no setor do turismo pode participar, basta ser cadastrado no Cadastur do Ministério do Turismo. Esta é a 2º viagem de Benchmarking que Junior participa. A primeira foi em 2008 à cidade de Foz do Iguaçu, onde junto a um grupo conheceu in-loco o funcionamento das concessões em Unidades de Conservação. Todos os participantes tem a tarefa de promover encontros para repassar aos outros empresários do setor os conhecimentos obtidos nestas experiências.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Região Turística Alto Vale do Ribeira – Caminhos da Mata Atlântica na FEIRATUR 2010

A possibilidade de reunir num só espaço, os dois pólos fundamentais para geração de negócios (vendedor, comprador), faz com que as feiras sejam o principal e mais eficiente veículo de promoção comercial da atualidade.
A Região Turística Alto Vale do Ribeira, composta por 6 municípios (Iporanga, Apiaí, Ribeira, Barra do Chapéu, Itaóca e Itapirapuã Paulista) participou da 8º Feira Nacional de Turismo Rural de 13 a 15 de agosto, no Parque da Água Branca, em São Paulo.
O evento proporcionou oportunidades para o conhecimento e interseção do público com este promissor segmento de turismo nacional. O estande recebeu cerca de 5 mil pessoas interessadas em roteiros turísticos próximo à capital, que surpreenda em belezas naturais e proporcionem contato com a vida simples.
Foi uma oportunidade única para a realização de negócios entre empreendedores, operadores turísticos e fornecedores do segmento. Os maiores profissionais do setor participaram de debates e fóruns que discutiram temas de base sustentável, servindo como alavancadores de negócios.
Além de visitar roteiros, o público assistiu a apresentações musicais, manifestações culturais e saboreou delícias gastronômicas do interior de São Paulo.
O Departamento de Turismo de Iporanga representou o Alto Vale do Ribeira, buscando oportunidades que reunem profissionais de toda a cadeia produtiva do turismo, divulgando os destinos que compõem a Região Turística, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável com qualidade de vida.
Janayna de Oliveira Franco