sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Quilombolas do Vale do Ribeira começam a planejar o Circuito de Turismo de base comunitária

Reunidos na pousada do Quilombo de Ivaporunduva, em Eldorado, no Vale do Ribeira (SP), seis comunidades quilombolas iniciaram um processo de construção participativa de um plano estratégico para o turismo de base comunitária.
A iniciativa de elaboração do planejamento estratégico do circuito quilombola faz parte das ações do Projeto Circuito Quilombola, realizadas pelo ISA em conjunto com as comunidades de Mandira, Ivaporunduva, Sapatu, Pedro Cubas, André Lopes e São Pedro com apoio do Ministério do Meio Ambiente por meio do programa Proecotur e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
No primeiro módulo da oficina de planejamento, as comunidades definiram primeiras etapas. Elas definiram os valores que nortearão a atividade, os objetivos e as estratégias que serão adotadas para o desenvolvimento da atividade turística nas comunidades quilombolas.
A oficina também contou com a participação de um empreendedor de Iporanga, do Bairro da Serra, que fez um relato de como funciona seu planejamento e a sua importância para alcançar os resultados propostos.
Em seguida foram definidas coletivamente as estratégias de curto, médio e longo prazo que serão trabalhadas pelas comunidades. Elas serão detalhadas nos próximos módulos, que também tratarão de Gestão Socioambiental e Plano de Marketing para o turismo de base comunitária das seis comunidades.

Fonte: ISA, Raquel Pasinato

Um comentário: