sábado, 12 de junho de 2010

Iporanga participa do Encontro Nacional de Turismo Quilombola

Lideranças comunitárias de 44 comunidades de todo o Brasil se reuniram no 1º Encontro Nacional de Turismo Quilombola em Registro, no Vale do Ribeira, com o objetivo de estimular o debate e a construção de propostas de aprimoramento do turismo sustentável, pautado num movimento de valorização e fortalecimento da cultura quilombola, de seus produtos específicos, no sentido de divulgar, preservar e conservar o seu patrimônio.
Iporanga, que tem em seu território 9 comunidades Quilombolas, foi representado pelo Departamento de Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, representantes das Comunidades de Bombas, Maria Rosa e Pilões.
Os mais de 250 participantes visitaram 2 comunidades quilombolas localizadas no município de Eldorado: Ivapurunduva e André Lopes. Além de conhecerem seus produtos e atrativos, o grupo discutiu e trocou idéias sobre todos os lados das experiências: sucessos, fracassos, anseios, pontos fortes e fracos, problemas, soluções e expuseram suas impressões acerca do que viram e vivenciaram, o que serviu de subsídio para debates realizados com o foco nos seguintes temas: Cultura, território e atrativos turísticos; Produtos e serviços turísticos; Capacitação e orientação técnica; Organização e integração das Comunidades; Comunicação e divulgação; e Financiamento e comercialização.
O encontro gerou uma carta aberta das Comunidades Quilombolas em defesa ao decreto 4.887/2003 que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes de comunidades quilombolas.
O evento foi realizado pelo ISA, SEBRAE e Fundação Cultural Palmares e recebeu o apoio e representantes presenciais dos Ministérios do Turismo, Educação, Desenvolvimento Agrário, Cultura, Meio Ambiente e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário