segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

IPORANGA CONQUISTA NO CONCURSO PUBLICO O PRÊMIO DE CULTURAS POPULARES 2009 – EDIÇÃO MESTRA DONA ISABEL


O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural, publicou no Diário Oficial da União a homologação do Resultado com a lista dos selecionados no Concurso Público Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Isabel. O Prêmio, que tem investimentos de cerca de R$ 2 milhões do MinC, contemplará, nesta edição, 195 representantes das culturas populares brasileiras, entres mestres e representantes de grupos/comunidades informais e formais, onde a Comunidade Remadores da Barca conquistou seu lugar.
A Comunidade dos Remadores da Barca de Nossa Senhora do Livramento, do município de Iporanga, se mobilizou em agosto de 2009 para participar do Concurso apresentando a iniciativa cultural “A Descida da Barca na Festa em Louvor à Nossa Senhora do Livramento”. A Prefeitura Municipal, através do Departamento de Turismo e Meio Ambiente, apoiou a iniciativa reconhecendo a
importância da mobilização do grupo e valorizando a cultura tradicional município. Além do apoio da Prefeitura, o grupo ganhou apoio da comunidade local e de outros municípios.
Os premiados foram escolhidos por uma Comissão de Seleção, composta por 32 membros e formada por artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes do Sistema MinC, que esteve reunida entre os dias 1º e 5 de dezembro, em Brasília. A Comissão avaliou, individualmente, todas as propostas apresentadas pelos candidatos habilitados no concurso, utilizando critérios de pontuação e avaliação de quesitos de acordo com cada categoria. Cada proposta foi avaliada por, no mínimo, dois membros da Comissão.
Os 195 prêmios, de R$ 10 mil cada, serão distribuídos entre 60 mestres e 135 integrantes de grupos/ comunidades formais e informais. A Comunidade dos Remadores da Barca de Nossa Senhora do Livramento irá investir em novas canoas para a Descida da Santa e material para adornar a Barca. A Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural concederá ainda um prêmio especial à Mestra Dona Isabel, homenageada nesta Edição do Prêmio Culturas Populares.

Janayna de Oliveira Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário